domingo, 16 de setembro de 2018

Matchbox – “Personagens”

Aposto que você não conhecia essas séries bem diferentes da Matchbox! Mas hoje o Mauricio está aqui para trazer mas um pouco da cultura do nosso hobby para você entender mais um capítulo da Matchbox! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em algumas épocas distintas, a “Matchbox” conseguiu licenças para fazer miniaturas com personagens de TV ou cinema. Essas miniaturas, chamadas genericamente de “Character Cars” tinham sempre um boneco de plástico em conjunto com o modelo, sendo que os modelos ou eram especiais das séries ou em alguns casos eram modelos já de linha aproveitados para a série com bonecos.

Disney – em 1979 a “Matchbox Lesney” assinou com a “Disney” uma licença para produção de 12 modelos de carros inéditos todos com um personagem “Disney” dentro.

As embalagens eram comuns a todos os modelos, na cor amarela com o camundongo “Mickey” e o pato “Donald” estampados, ladeando o “blister” com o modelo.

Os Doze modelos são específicos da série e nunca apareceram em outra série. Havia também uma caixa com uma cidade “Disney” de armar a “Disney Play Case” para as crianças brincarem junto. 

Camundongo Mickey – um dos personagens “Disney” de maior apelo, ganhou 3 modelos diferentes. Um Corvette, um caminhão de bombeiro e um Jeep. 

Pato Donald – também famoso como o camundongo, foi agraciado com também 3 modelos diferentes: buggy de praia, Jeep (o mesmo do Mickey em outra cor) e caminhão de sorvete.

Pateta – outro “cabeça de chave” da “Disney”, ganhou também 3 modelos distintos: fusca, carro esporte e locomotiva a vapor.

Pinocchio e Grilo falante – esse antigo conto italiano de “Carlo Collodi” foi adaptado pela “Disney” para um desenho animado de grande sucesso, contou com dois personagens motorizados na série. “Pinocchio” dirige um caminhão com um teatro ambulante e o Grilo Falante dirige um carro antigo, que parece ser baseado em um MG.

Minnie – a namorada do camundongo “Mickey” fecha os modelos da série com um “Lincoln Continental” conversível. 

King Features - em 1980 a “Matchbox Lesney” assinou uma licença com a “King Features” produtora do desenho “Popeye”. Foram lançados 3 modelos dessa série onde os bonecos ficam dentro das miniaturas que foram desenvolvidas especificamente para essa série, não são modelos de linha.

A embalagem da série é “blister” com fundo branco e um desenho do “Popeye” ao fundo. Embalagem comum para os três modelos da série (Marinheiro Popeye, Olivia Palito e Brutus)

Looney Tunes – em 1994 a “Matchbox Tyco” conseguiu a licença da “Warner Brothers” e produziu seis modelos com personagens “Looney Tunes” para a série “Pro Racers”. As embalagens são em blister azul na parte da frente com figura do “Pernalonga” e na parte traseira o blister é amarelo e traz as fotos dos outros modelos da série. Embalagens iguais para todas as miniaturas.
Essa série usa modelos de linha adaptados com os bonecos parte dentro e parte fora do modelo.

Chevrolet Lumina MB 0221 – modelo lançado em 1990 pela “Matchbox Universal” e no ano de 1995 saiu em dois modelos da série “Looney Tunes Pro Racers”. Os personagens escolhidos foram coelho “Pernalonga” e “Wile” coiote.  

Group C Racer MB 0130 – Esse “Sauber” foi lançado em 1984 pela “Matchbox Universal” e no ano de 1995 saiu na série “Looney Tunes Pro Racers” com o coelho “Pernalonga” em um outro modelo diferente do boneco que aparece no “Chevrolet Lumina”.

Ford 4 X 4 Open Back Truck MB 0269 – modelo aproveitado do final dos anos “Lesney” de 1982 que em 1995 foi relançado pela “Matchbox Tyco” com o “Patolino” na série “Pro Racers”.

Cosmic Blues MB 0082 - lançado originalmente como modelo “Lesney” MB 0248, foi aproveitado nos anos “Tyco” e em 1995 saiu na série da “Looney Tunes Pro Racers” com o “Bip-Bip” (Road Runner). O “Cosmic Blues” é um “Dodge Charger” estilizado e na série aparece com o pescoço e cauda do “Bip-Bip” aparecendo para fora do modelo.

Sprint Racer MB 0208 – modelo do ano de 1990 que saiu com o “Diabo da Tasmânia” o “Tazz” em 1995.

Vila Sésamo (Sesame Street) – lançado pela “Matchbox Tyco” em 1996, eram modelos, mais uma vez com personagens desproporcionalmente maiores que as miniaturas dos carros, que foram criados como modelos exclusivos “Vila Sésamo” (Sesame Street). A série continuou em 1997 mas com a marca “Fisher-Price”, também pertencente a “Mattel”, que adquiriu a “Tyco” em dezembro de 1996. De 1988 até 2005 a marca “Matchbox” deixou de aparecer nas cartelas substituída pela marca “Fisher-Price”, mas os modelos lançados foram os mesmos. 

As embalagens eram blister de um modelo ou caixa com 3 modelos.

O mesmo personagem, na maioria das vezes saiu em mais de um modelo de veículo original da série.

Garibaldo – o pássaro gigante amarelo saiu em 4 veículos: van do correio, van de entrega (a mesma anterior em outra cor), buggy de praia e caminhão de bombeiro

Elmo – o monstrinho vermelho também teve 4 modelos: caminhão de cimento, caminhão basculante, carro esporte e táxi (esse último o mesmo modelo do esporte em outra cor).

Ênio – o amigo do “Beto” teve mais modelos que ele: buggy de praia, caminhão basculante, carro de polícia e caminhão de cimento.

Em 1987, como parte dos últimos lançamentos ainda com o nome “Matchbox”, depois do controle da “Mattel”, foi lançado uma transportadora de veículos que vinha com dois novos modelos e tinha lugar para mais dois (na parte de cima da mesma). O motorista dessa transportadora é o simpático Ênio. Elmo ganhou mais uma derradeira aparição em um carro de corrida e Come-Come em um caminhão de entregas. 

Após esse último lançamento a “Mattel” resolveu continuar a linha sob gerenciamento de sua outra controlada “Fisher-Price” e não mais sob controle da marca “Matchbox”. 

Beto – o amigo do Ênio ficou com somente um modelo na série, um caminhão reboque.

Come-Come – o Come-Come teve duas aparições na série, em um avião e em um ônibus escolar.

Completam a série, com um modelo cada: o Conde Drácula (carro esporte), Telmo (Pá Carregadeira) e Urso “Fozzie” (buggy de praia) ...

... Grover (helicóptero), Gugu (caminhão de lixo) e Zoe (carro esporte).

Nos anos 2000 a “Matchbox Mattel” lançou uma série de 12 modelos dentro das séries “Matchbox Collectibles” denominada “Character Car Collection” com modelos de linha repintados e com bonecos de filmes de cinema e TV em escala bem maior que os veículos. As embalagens eram “blisters” altos, pretos bem elaborados com fotos dos filmes no fundo do “blister”.

Ford LTD Sedan / Ace Ventura – modelo adaptado (sem a placa no teto de TAXI) do MB 0235 lançado em 1992. Na série vinha na cor azul com o boneco representando “Ace Ventura / Jim Carey” em cima do carro.

1962 Corvette MB 0094 / Animal House – modelo lançado originalmente em 1983 nos anos “Universais” que sobreviveu até aos anos “Mattel” e foi usado em cor vermelha com o personagem de “John Belushi” (John “Bluto” Blutarsky) sentado em cima do modelo. No Brasil o filme foi intitulado “Clube dos Cafajestes”.

Harley Davidson MB 0050 / Happy Days – antigo longevo modelo “Lesney” MB 0236, renumerado nos anos “Universais” como MB 0050, e utilizado até os anos “Mattel. Essa “Harley Davidson Sportster” foi usada junto com o personagem “Fonzie” do seriado “Happy Days”, no Brasil “Dias Felizes”. O personagem vivido por “Henry Winkler” vem montado na moto com a tradicional jaqueta de couro preta usada na série.

1921 Model T Ford MB 0213 / Frankenstein – modelo lançado em 1990 já nos anos “Mattel”. Na série vem com “Frankenstein” em pé atrás do modelo o segurando com as duas mãos. Modelo pintado de preto com decalques do “Frankenstein” nas laterais. 

Chevy Van MB 0068 / Nightmare on Elm Street – lançado no Brasil como a “A Hora do Pesadelo” esse filme de terror lança o personagem “Freddy Kreuger” com suas garras aterrorizadoras. Na série é usada a “Chevy Van” lançada em 1982, mas já dos anos “Universais” sobrevivente até aos anos “Mattel”. 

Police Launch MB 0752 / Gilligan’s Island – modelo lançado no ano de 1989. Na série vem com o “Gilligan” em pé sobre o modelo usando o figurino da série de TV “Gilligan’s Island”, no Brasil “A Ilha dos Birutas” com Bob Denver no papel de “Gilligan”

Jeep Cherokee MB 0168 / Friday the 13th – modelo de Jeep Cherokee lançado em 1986. Na série vem amarelo como se fosse o Jeep do conselheiro do “Campo Forest Lake”, um campo de férias fictício onde ocorrem as mortes no filme. O personagem “Jason” vem montado sobre o modelo. No Brasil o filme foi denominado “Sexta-Feira 13” 

1969 Camaro SS 396 MB 0302 / I Dream of Jeannie – esse “Chevrolet Camaro” foi lançado em 1997 e em 2000 saiu na série “Character Car Collection”, com a personagem de “Barbara Eden” que dá nome a série no Brasil “Jeanie é um Gênio” sentada sobre o carro de pernas e braços cruzados prestes a piscar e fazer alguma trapalhada acontecer magicamente. Em inglês o nome da série é um trocadilho, pois “I dream of Jeannie” deveria vir escrito “I dream of genie”, já que em inglês, “genie” pronunciado da mesma forma que o nome da personagem significa gênio. 

1956 Ford pick-up MB 0300 / Texas Chainsaw Massacre – mais um filme de terror utilizado na série, com a picape Ford F-100 lançado em 1997. Esse filme foi intitulado “O Massacre da Serra Elétrica” no Brasil e o modelo tem o personagem “Leatherface” na caçamba da picape carregando a malfadada serra elétrica. 

Model A Ford MB 0038 / Wolfman - antigo modelo “Lesney” MB 0285 de 1982, renumerado para MB 0038 em 1983 e permaneceu em linha até os anos “Mattel”. Utilizado na série com o personagem Lobisomen acocorado sobre o teto da “Van”. Modelo em preto com decalques laterais do “Wolfman”. 

Ford LTD MB 0184 / Mask – esse modelo do Ford LTD com giroflex no teto foi lançado em 1987 e no ano 2000 foi utilizado na série como o carro do “Máscara”, personagem de “Jim Carey” no filme “O Máskara” em português. O boneco vem em pé sobre o carro de polícia fantasiado de “Mariachi” carregando uma maraca e com a famosa máscara verde mágica.  

Pontiac MB 0101 / Rocky – antigo modelo “Lesney” MB 0282 de 1982, renumerado para MB 0101 em 1983. Esse “Pontiac T-Roof” saiu com um boneco de “Sylvester Stallone” sentado sobre o capo, de short e luvas de boxe, de olhos roxos representando o personagem “Rocky Balboa” do filme “Rocky”, em português “Rocky: Um Lutador”. 

Essas séries com bonecos, notadamente as séries com modelos de veículos próprios, como “Disney”, “Popeye” e “Vila Sésamo”, realmente tem um caráter bem mais infantil. Os modelos são infantis por si só, tanto nos acabamentos como nas formas mais caricatas. Já as séries que utilizam repinturas de modelos tradicionais buscam uma outra faixa etária de compradores. Os Matchbox Collectibles” da “Character Car Collection” são modelos com idade acima de 8 anos, por exemplo, como identificado na embalagem. De qualquer forma, sendo eles mais ou menos infantis essas foram séries lançadas após licenças e hoje não são fáceis de serem achados modelos em bom estado de conservação e principalmente dentro de embalagens bem conservadas. Quem se dispuser a procurá-los não vai gostar muito dos preços. 

Referências:
The Encyclopedia of Matchbox Toys 1947 – 2001 - Revised 4th Edition – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 1997, 1999, 2002 e 2013 – ISBN: 978-0-7643-4560-9 – páginas 122 a 126.
https://www.ebay.com.au/itm/I-DREAM-OF-JEANNIE-ON-A-CAMARO-CHEVROLET-MATCHBOX-96105-NEW-SEALED-RARE-/322846235919
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31printCatalog.php
http://www.universalclassictoys.com/br/home/2102-matchbox-looney-tunes-pro-racers-bugs-bunny.html
https://www.pinterest.co.uk/pin/446278644317365391/?lp=true
https://picclick.com/1996-Sesame-Street-Tyco-Die-Cast-Vehicles-Big-232626458755.html
https://muppet.wikia.com/wiki/Sesame_Street_die-cast_cars_(Tyco/Fisher-Price)
https://br.pinterest.com/pin/535365474426436741/?lp=true
https://vignette.wikia.nocookie.net/muppet/images/a/a2/Tyco_car_carrier_1999.jpg/revision/latest?cb=20161008173937
https://muppet.wikia.com/wiki/Sesame_Street_die-cast_cars_(Tyco/Fisher-Price)
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31printCatalog.php



7 comentários:

  1. Vou aguardar a matéria sobre os caracter cars da hot wheels.

    ResponderExcluir
  2. Esse pato Donald no buggy de praia eu tenho. Que legal essa materia sobre uma série antiga. É muito gratificante conhecê-la toda.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto alguns desses em videos de colecionadores youtubers estrangeiros quando vão ao "mercado de pulgas" que acontece muito lá fora, principalmente EUA.
    Gostei da coleção de filmes e seriados, os bonequinhos são bem-feitinhos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o post. "Conhecia" (via Google) a maioria dessas minis e a ideia era muito boa.

    ResponderExcluir
  5. a Character Car Collection tenho quase toda completa...me falta apenas o fonzie...ja as demais nunca tinha visto

    ResponderExcluir
  6. a Character Car Collection tenho quase toda completa...me falta apenas o fonzie...ja as demais nunca tinha visto

    ResponderExcluir