domingo, 17 de abril de 2022

Tomica Universal Studios Japan

Se você coleciona miniaturas temáticas de filmes ou séries ou desenhos, pare tudo o que está fazendo e leia com atenção esta matéria sensacional do Mauricio Nunes: é certeza que você não tem todos esses na sua colação! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 2010 foi refeita a parceria entre o Universal Studios Japan (USJ) da NBC Universal e a Tomica relançou essa série especial de modelos representando modelos do parque temático japonês com venda no parque em Osaka no Japão. Não há uma regularidade de lançamentos de modelos, mas o que se vê foi um recomeço mais lento em 2010 com poucos modelos e alguns anos sem modelos e mais modelos lançados a partir do ano de 2015 todos com venda exclusiva no parque temático. 


Back to the Future the Ride – lançado em março de 2010 o modelo escolhido para relançamento da série foi o DMC DeLorean. O modelo é bem fiel ao modelo do filme em prata com interior e detalhes em preto.



Elmo's Cart (Elmo's Little Drive) – Essa é uma atração do parque onde as crianças pilotam o carro do Elmo da Vila Sésamo. 


A primeira versão do modelo da Tomica é vermelho e foi lançado em março de 2013. 


O modelo tem na caixa e na base as marcas do Universal Studios Japan (USJ). Essa é uma prática comum em todos os modelos da série (vide marca azul).


Ford Anglia – esse modelo da franquia Harry Potter foi lançado em janeiro de 2015 em um blister e vem pintado no tradicional azul claro com capota branca do modelo nos filmes da franquia.


Knight Bus – o modelo lançado em janeiro de 2015 é mais um da franquia Harry Potter. O ônibus de três andares vem pintado de roxo com detalhes em preto e vem em um blister em vez das tradicionais caixinhas da Tomica. 


Hogwarts Express – ainda no tema da franquia Harry Potter em novembro de 2015 foi a vez do trem para Hogwarts. 


O trem em vermelho e preto seguindo a identidade visual dos outros dois modelos anteriores da franquia aparece também em um blister. 


Spider-Man – os modelos fantasia, como se fossem um carro do personagem Homem Aranha, foram lançados em abril de 2017. Um dos modelos em vermelho com azul e o outro em preto e branco. Em janeiro de 2019 o modelo foi relançado em um edição limitada (limited edition) com as cores azul e vermelho metálicas.


Minion Car – inspirado na franquia “Meu Malvado Favorito / Despicable Me” a Tomica e o Universal Studios Japan lançaram em abril de 2017 o modelo de um carro baseado nos Minions do filme “Meu Malvado Favorito”.


O modelo fantasia nas cores amarelo e azul conforme os personagens do filme e vem em uma caixa de papelão ao estilo Tomica e não mais em blister. 


Minions BEE-DO (Bello) – esse modelo é uma repintura do anterior e ambos foram lançados na mesma data (abril de 2017).


O modelo em amarelo com cinza e grafismos (BEE-DO) em preto.  


Minion Bites – terceira repintura do mesmo modelo da franquia “Meu Malvado Favorito” que também foi lançado na mesma data em abril de 2017. 


Essa repintura em amarelo com azul metálico e grafismos coloridos diversos no modelo. 


Elmo's Little Drive Limited – repintura do modelo lançado em março de 2013, mostrado acima. Esse é um modelo de outubro de 2017 e veio pintado de marrom metálico em uma edição limitada. 


Mazda RX-7 – esse modelo é exclusivo do USJ e foi lançado em janeiro de 2018 na cor branca com interior preto como um carro do personagem Toru Amuro do mangá “Detective Conan” que é uma atração do parque temático da Universal Studios Japan.


Embora exclusivo do USJ, o modelo nessa cor não foi lançado na série e sim feito uma repintura do No. 94 Mazda RX-7 lançado em agosto de 1999 na cor azul com interior em preto e retirado da linha básica em janeiro de 2009. A Tomica resolveu “desaposentar” o molde e o usou como o carro do Toru Amuro em branco com o interior em preto. 


Peanuts – o modelo é fantasia, de um carro-cachorro, parece ser inspirado em um VW New Beetle modificado e homenageia o personagem Snoopy do desenho de TV “A Turma do Charlie Brown / Peanuts”. 


O modelo em branco com orelhas e focinho pretos e base em vermelho. O modelo tem na capota uma tigela vermelha de comida de cachorro com o pássaro Woodstock em amarelo dentro dela. 


Minion Car Bob – mais um modelo de carro fantasia dos Minions, dessa vez o modelo vem com um ursinho de pelúcia na capota como o favorito do Bob. Esse modelo foi lançado em abril de 2018.


O modelo segue os outros da série e mantêm as cores dos bonecos Minion em azul e amarelo com detalhes em preto e prata. 


Minion Bites Ice Cream – seguindo a franquia, dessa vez em abril de 2018 apareceu o modelo Minion do sorvete.


O modelo segue com amarelo como a cor principal e tem decoração colorida em: rosa, verde e violeta.


Jurassic Park Car – modelo lançado em julho de 2018, na linha do USJ em vermelho verde e amarelo com pintura da franquia Jurassic Park e com interior em cinza. 


Notar no detalhe que o modelo do USJ leva o número #03 na parte traseira (vide marca azul).


No mesmo mês e ano foi preparado o modelo na linha Dream Tomica (Dream Tomica No. 141 Jurassic World Tour Vehicle) com diferenças no teto e com outro número. O modelo da linha Dream Tomica tem o teto com parte de vidro e os faróis do teto ficam na parte traseira da capota e o número na parte traseira é outro (#05) e está pintado de vermelho (vide marca azul). São modelos parecidos, porém significativamente diferentes, mantendo a originalidade dos modelos da série USJ.


Minion Boo-Ya – modelo lançado em agosto de 2018 como mais um modelo da franquia “Meu Malvado Favorito”.


O modelo em amarelo com preto e interior em caramelo. 


Evil Minion Car – a franquia  “Meu Malvado Favorito / Despicable Me” parece ser uma das favoritas do Universal Studios Japan e provavelmente das crianças que visitam o parque. Em dezembro de 2018 foi lançado mais um modelo dos Minions.


Esse modelo é do Minion Malvado / Evil Minion e foi pintado de roxo com cinza escuro  


Minions Oops – modelo lançado no ano de 2018 na cor amarelo com roxo. Esse modelo utiliza o carro básico dos Minions e dessa vez tem um frasco de laboratório na grade do porta-malas traseira. 


Lupin the 3rd – esse modelo é de um mangá japonês com o nome de “Lupin Terceiro / Lupin the 3rd” ilustrado por Monkey Punch e conta a estória do ladrão Arsène Lupin III, o neto do famoso ladrão de casaca Arsène Lupin das novelas de Maurice Leblanc. O modelo foi lançado em janeiro de 2019 de forma exclusiva no USJ e mostra um FIAT 500 amarelo que seria o veículo em que o ladrão e sua trupe viajam pelo mundo. No parque temático japonês há uma atração desse mangá.


Um modelo FIAT 500 semelhante a esse foi lançado pela primeira vez em setembro de 2014 como Dream Tomica No. 146 Lupin the Third. O mesmo personagem Lupin the 3rd aparece nesse modelo da Dream Tomica que seguiu em amarelo claro com uma tampa do motor traseiro aberta de forma diferente, além disso o FIAT 500 da linha Dream Tomica tem o teto aberto e carrega bagagens na capota. 


Snoopy Taxi – modelo lançado em janeiro de 2019 da franquia “A Turma do Charlie Brown / Peanuts” enfocando um modelo de táxi do Snoopy. O simpático cachorrinho Snoopy é um dos personagens mais queridos da franquia e ganhou no parque temático um estúdio com várias atrações. 


A Tomica resolveu homenagear o cachorrinho com um táxi amarelo.



No mesmo ano o modelo usado como táxi do Snoopy foi vendido no parque temático como um táxi americano da empresa “Yellow Cab”, mas dessa vez sem a família do cachorrinho pintada nos vidros, sem as marcas de patinhas de cachorro pelo veículo e com o sinal de táxi na capota na forma normal e não na forma de osso. 


Minions Mayhem Party – lançado em março de 2019 esse modelo se assemelha ao “Minion Car Bob” mostrado acima no artigo, nas cores amarelo com vermelho e o ursinho da capota com óculos em forma de coração. 


Minion Car Stuart – modelo lançado em março de 2019 na cor amarela com azul. O modelo tem incluso o violão que está na caçamba. 


Mellow Minions – um modelo básico já utilizado em outros dos Minions com um bagageiro externo, e a tampa do porta-malas vem com as bananas. Esse modelo foi lançado em abril de 2019. 


Jaws Truck – dessa vez a franquia homenageada é a “Tubarão / Jaws”, com um caminhão marrom carregando o enorme tubarão cinza. Esse modelo apareceu pela primeira vez em julho de 2019. 


Dinosaur Truck – modelo em prata e azul da franquia Jurassic World lançado em julho de 2019.


O modelo trás um Tiranossauro Rex marrom na caçamba. 


Bob's Favorite Bear – mais um modelo da franquia “Meu Malvado Favorito / Despicable Me”. Dessa vez o ursinho favorito do Bob é o próprio carro em marrom com cara de urso e não mais o carro oficial dos Minions com o ursinho na capota como já vimos acima. Esse modelo saiu pela primeira vez no parque temático em agosto de 2019. 


Minion Car Fluffy – em novembro de 2019 apareceu o carrinho unicórnio da franquia. O modelo é branco e rosa com chifre e crina de unicórnio se assemelhando a um Fusca da VW.


Okiya's Favorite Car Subaru 360 – o modelo foi lançado pela primeira vez nas lojas do parque temático em janeiro de 2020. O modelo é uma repintura do modelo básico No. 21 Fuji Subaru 360, lançado em junho de 1983 na cor verde com vermelho no interior e retirado de linha em novembro de 1997.  


O modelo temático é do mangá e anime “Detective Conan” inspirado no personagem Subaru Okiya e foi pintado de vermelho com interior caramelo. Esse modelo foi retirado da aposentadoria para a série do parque temático.


Minion Car King Bob – O ano de 2020 trouxe mais um Minion em edição limitada da franquia “Meu Malvado Favorito / Despicable Me”. O carro do Bob Rei no tradicional amarelo com azul e com uma coroa e manto real.


Mario Kart – Kuopa – modelo de março de 2021 da franquia Mario Kart com o quadriciclo em amarelo com cinza o e o monstro em amarelo com verde. 


Mario Kart – Mario – modelo apareceu nas lojas do parque em março de 2021 na tradicional pintura branca, vermelha e azul do boneco da franquia pilotando seu super kart. 


Mario Kart – Limited Edition – além da série básica do parque temático a Tomica preparou três modelos da franquia Mário Kart (Mário, Luigi e Yoshi) em uma edição limitada em embalagens maiores com outros personagens do jogo na caixa, mostrados na estampa da embalagem (vide linhas coloridas abaixo). 



Mario Kart – Luigi - modelo apareceu pela primeira vez nas lojas do parque em março de 2021 na tradicional pintura branca e verde do personagem. 


Mario Kart – KinopIo – mais um modelo da franquia Mário Kart lançado em março de 2021. O super kart do Kinoplo em amarelo, branco, azul e cinza com alguns detalhes em preto. 


Mario Kart – Yoshi – o super kart do Yoshi foi lançado pela primeira vez em março de 2021 em verde, azul e branco.


Mario Kart - Princess Peach – a princesa Peach apareceu em março de 2021 em um super kart rosa, branco, amarelo e cinza com algumas partes detalhadas em preto. 


Essa é uma série ainda em linha, e para os colecionadores de modelos temáticos ela oferece uma gama enorme de opções. Há muitas repinturas do modelo básico dos Minions, mas parece ser algo apreciado pelos compradores uma vez que o modelo tem sido bem usado na série em vários anos.  


Referências:

https://clkcarcollection.blogspot.com/2014/02/tomica-elmos-little-drive-elmo-cart.html

https://www.usj.co.jp/overseas/attraction/uwl/img/eld/main_v.png

https://tomica.fandom.com/wiki/Ford_Anglia_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Knight_Bus_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Hogwarts_Express_(USJ)

https://img.shoplineapp.com/media/image_clips/5d8b0fca5be4500014ac8a92/large.jpg?1569394634

https://www.ebay.com/itm/TOMICA-TOMY-MARVEL-Spiderman-Car-UNIVERSAL-STUDIOS-JAPAN-Limited-New/312667839433

https://tomica.fandom.com/wiki/Spider-Man_(USJ)

https://i.ebayimg.com/images/g/kasAAOSwKWVci1Qq/s-l640.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Spider-Man_Limited_Edition_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Car_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Elmo%27s_little_drive_Limited_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minions_BEE-DO_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Bites_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Mazda_RX-7_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._94_Mazda_RX-7

https://tomica.fandom.com/wiki/Peanuts_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Car_Bob_(USJ)

https://i.ebayimg.com/images/g/C0IAAOSwQcZblR2B/s-l300.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Car_Bob_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Bites_Ice_Cream_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Jurassic_Park_Car_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_No._141_Jurassic_World_Tour_Vehicle

https://www.ebay.com/itm/Tomy-Tomica-Universal-Studious-Japan-Exclusive-Minion-Car-Boo-Ya-Free-Ship/264396676053

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Boo-Ya_(USJ)

https://www.toyssupermart.com/product/tomica-universal-studio-japan-evil-minion/

https://tomica.fandom.com/wiki/Evil_Minion_Car_(USJ)

https://en.wikipedia.org/wiki/Lupin_the_Third

https://static.mercdn.net/item/detail/orig/photos/m68549438155_2.jpg?1598966201

https://static.mercdn.net/item/detail/orig/photos/m68549438155_3.jpg?1598966201

https://www.dreamstime.com/osaka-japan-feb-lupin-rd-car-chase-xr-ride-sign-universal-studios-japan-osaka-japan-seasonal-limited-attraction-lupin-image140103209

https://tomica.fandom.com/wiki/Lupin_the_3rd_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_No._146_Lupin_the_Third

http://www.ezmotortoys.com/images/NM02B487-2.jpg

http://www.ezmotortoys.com/images/NM02B487.jpg

http://japan-guides.blogspot.com/2016/10/universal-studios-japan-snoopy-playland.html

https://tomica.fandom.com/wiki/Snoopy_Taxi_(USJ)

https://www.ebay.com/itm/274839675576

https://tomica.fandom.com/wiki/Minions_Mayhem_Party_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Car_Stuart_(USJ)

https://www.dreamtoys.com.hk/products/usj-universal-studios-japan-minion-car-stuart

https://tomica.fandom.com/wiki/Mellow_Minions_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Jaws_Truck_(USJ)

https://www.ebay.com/itm/JAWS-Hanging-Truck-TOMICA-TOMY-UNIVERSAL-STUDIOS-JAPAN-2019-Great-White-Shark-/333307831712

https://www.toyssupermart.com/product/tomica-universal-studio-japan-jaws-truck/

https://i.ebayimg.com/images/g/2S0AAOSwJ9Ffzjxi/s-l300.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/xWQAAOSw5~pdfn74/s-l400.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Bob%27s_Favorite_Bear_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/Minion_Car_Fluffy_(USJ)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._21_Fuji_Subaru_360

https://tomica.fandom.com/wiki/Okiya%27s_Favorite_Car_Subaru_360_(USJ)

https://cf.shopee.sg/file/15b6ff78034c90ef138bf2b500cef0c2

https://cf.shopee.sg/file/35d0b8675cbcd3496fd07631774b32d3_tn

https://cf.shopee.sg/file/92b799e434b08e9b119d943becaf6c84_tn

https://www.ebay.com/itm/383771815592?nma=true&si=el1NSg%252FXPRYk%252BwJU0XYCIlQY9HY%253D&orig_cvip=true&nordt=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557

https://www.dreamtoys.com.hk/products/tomica-universal-studios-japan-mario-kart-kuopa-usj

https://www.dreamtoys.com.hk/products/tomica-universal-studios-japan-mario-kart-mario-usj

https://i.ebayimg.com/images/g/FGcAAOSw629f8Lmb/s-l300.jpg

https://www.ebay.com/itm/SUPER-NINTENDO-WORLD-MARIO-KART-Tomica-Special-Edition-Full-3p-USJ-Japan-L-E-Car-/353366989911

https://www.ebay.com/itm/USJ-Limited-Tomica-Special-Edition-Mariokart-Mario-Luigi-Yoshi-set-Japan-New-/284168676274

https://cdn.shopify.com/s/files/1/1426/3142/products/0001_luigi_kart.jpg?v=1619678602

https://i.ebayimg.com/images/g/lccAAOSw~pNgKIUF/s-l300.jpg

https://www.dreamtoys.com.hk/products/tomica-universal-studios-japan-mario-kart-princess-peach-usj

https://www.dreamtoys.com.hk/products/tomica-universal-studios-japan-mario-kart-kinopio-usj

https://www.dreamtoys.com.hk/products/usj-universal-studios-japan-minions-oops

https://i.ytimg.com/vi/TOOWwXhR8W8/maxresdefault.jpg

https://www.dreamtoys.com.hk/products/tomica-universal-studios-japan-usj-yellow-taxi

https://www.ebay.com/itm/274839675576



3 comentários:

  1. Está ficando chato de navegar por este blog.... as propagandas que tinham no mesmo eram ligadas a colecionismo.... agora tem de formulas milagrosas para aumentar o pênis, até prostitutas de luxo... além das pragas de opostas no alto das páginas....a tendência é... eu sair deste blog!

    ResponderExcluir
  2. muito legal hein .... a Tomica tem uns temáticos irados!! parabens pela matéria!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo... para os amantes do tipo vale a pena correr atrás

      Excluir