O colecionador "250 TR" do fórum Hobby Talk fez uma interessante comparação entre várias marcas de miniaturas utilizando apenas um modelo comum a todos, o Ford GT40. E colocando lado a lado cada um deles ficou bem visível a interpretação de cada fabricante para um mesmo carro. Além das óbvias diferenças em detalhamento quando olhamos para as miniaturas da Mattel (mais baratas), fica mais claro também as diferenças em dimensões e até na altura do solo de cada miniatura.
Nas fotos abaixo, os modelos da Auto World são os dois com o número "72" (azul e vermelho), os da Kyosho são os de número "6" e "1", o da Matchbox é o azul com faixa branca e o da Hot Wheels é o preto da série Racing. A discussão sobre as diferenças, e mais fotos podem ser vistas neste link, e a dica da matéria foi do nosso amigo Adriano Césari.
Mostramos outras duas comparações recentemente que você pode ver nestes links: Auto World e Greenlight e Auto World e Kyosho.
Parace que a AW e Kyosho se assemelham mais... ja a MB e HW se perdem um pouco no tamanho... ate pq essas 2 marcas nao fazem escala.. fazem tamanho!!
ResponderExcluirmas o comparativo eh bem legal... belas minis... estou esperando a minha AW chegar pra ver se eh show como tao falando!! espero q sim!!
uma pena a escala 1\64 não ser identica de fabricante p fabricante....dificil escolher um por foto....todos legais....
ResponderExcluirOpa, tamo na área.... estou muito satisfeito com meus AW... Felizmente as mini que peguei são inéditas para minha coleção e não rolou um comparativo ainda (66 Impala - 66 Oldsmobile - 67 Buick)...
ResponderExcluirOs modelos, quase todos são de versões diferentes do Ford GT 40 da década de 60... independente disso, os Kyoshos, para mim, são os mais perfeitos. Porém, os Auto Worlds, pelo (pouquíssimo) tempo de fabricação empatam tecnicamente. Parabéns para as duas. O Matchbox é bacana, até pq sabemos que muitas peças da MB é escala 1/69. Já o HW, não entendo como ela ainda use esse molde... completamente bagunçado. Triste, perto de tanto outros modelos que já tiveram novos moldes, bem mais próximos e fiéis, para um modelo americano tão icônico.
ResponderExcluirErrei! A escala da MB, geralmente, é 1/60 ou maior até. ;)
ExcluirTenho o GT40 da kyosho, sem duvida é uma mini maravilhosa, ao meu ver é a melhor do comparativo, pena o preço das minis da kyosho atualmente, mas o nível de detalhe é outro.
ResponderExcluirEm minha opinião, AW e Kyosho estão empatadas em qualidade e proximidade com o original, talvez pelos modelos expostos nesse comparativo nos da Kyosho estarem com a pintura clássica da Gulf, transmitem uma falsa imagem que são "mais originais" com o carro de corrida de verdade; porém, analisando friamente, os AW estão no mesmo nível!
ResponderExcluirEntre os "Mattels", sempre achei os Matchbox mais próximos dos carros reais, enquanto os HW são mais tunados, mas neste comparativo, achei o HW mais "original" que o Matchbox.
Resumindo:
1º AW e Kyosho (empatados);
2º HW
3º Matchbox
Em minha opinião todas são muito bonitas... O que achei mais bacana nestas fotos é a questão das dimensões. A Matchbox às vezes da uma alongada nos carros. Na GT40 Matchbox isso não ficou legal. Porém mesmo sendo a marca “mais barata”, seu Ford Shelby Cobra 426 SC, por exemplo, é infinitamente mais bonito que o modelo Hot Wheels.
ResponderExcluirEu tenho alguns Kyosho’s, são os mais bem detalhados sem dúvida, mas o tamanho sempre destoa das demais miniaturas. Fora o preço (que não vêm ao caso agora) Este fator das dimensões sempre me frustra um pouco em adquirir Kyosho’s (pois não pretendo separar minha coleção de 1: 64 por marcas). Ainda sobre este problema das dimensões, percebi nas Auto Word’s que adquiri que o “problema” também acontece, só que ao contrário dos Kyosho’s os Auto Word’s destoam por ser um pouco maiores (ex: Impala).
Nesta sessão de fotos, ficaria com o modelo Auto Word por ser o intermediário em escala e detalhes. Porém repito as GT40 são todas muito bonitas. Parabéns Cesari, indiscutível bom gosto. Embora eu seja suspeito, pois em alguns pontos nossa linha de coleção e avaliação para comprar miniaturas é muito semelhante.
Abraço a todos.
Só para não deixar dúvida. Não considerei como correta a escala utilizada nos Hot Wheels. Quando digo que as demais marcas destoam para mais ou para menos, estou considerando como referência minha coleção, onde mais da metade da miniaturas são Hot Wheels.
Excluircara, imagina se colecionadores de carros de verdade os levassem para oficinas de modificaçoes para deixar todos os modelos com 4 metros pra ficar tudo o mesmo tamanho.. os carros continuariam "originais"? sei que é uma comparaçao idiota, mas se na vida real carros tem tamanhos diferentes porque no mundo das miniaturas tem que ser tudo igual?
Excluireu queria que todas as marcas respeitassem a escala, coisa que parece impossivel acontecer
Concordo com teu último parágrafo.
ExcluirNo mais comparei miniaturas GT’s 40 com GT’s 40 e miniaturas Impalas do mesmo ano/modelo. Sei que um 550 Spyder é menor que um Cadillac! Enfim, achei que havia deixado claro que a comparação era entre miniaturas de um mesmo modelo de automóvel. No caso das fotos são todos GT’s 40... Logo todos deveriam ter o mesmo tamanho. Simples assim...
Excelente materia.
ResponderExcluirFico com os AW e Kyosho.
HW e MB estão descompensados, não gostei
O que ninguém se tocou é que o da HW é o único que tem retrovisor !!!
ResponderExcluirPerfeita observação!
ExcluirE é o que muitos colecionadores reclamam com relação a outros modelos de HW, mas no GT40, casulamente, a Mattel é o único fabricante que atentou a esse detalhe.
Eu tenho um dourado com listras pretas da Matchbox,e ele tem sim retrovisor !! É um modelo mais novo - 2003
Excluirhttp://forums.vwvortex.com/showthread.php?2427386-Ford-axes-GT-%28plus-Sport-Trac-Adrenaline-Lincoln-LS%29
Pois é, e mais uma vez a Hot Wheels errou MISERAVELMENTE, colocando retrovisores num carro que nunca os possuiu, desde a geração MKI até a MKIII (apenas a MKIV de 1967, alongada, tinha retrovisores do lado direito, aonde ficava o piloto):
Excluirhttp://www.netcarshow.com/ford/1966-gt40/
Aqui, no entanto, vemos um GT40 "restored" que recebeu retrovisores atuais, por conta do proprietário:
http://www.seriouswheels.com/pics-def/Ford-GT40-red-f-lr.jpg
Se o carro tem espelhos, a HW não coloca. Se não tem, ela inclui por conta...
Êêêêêêêê Mattel...
Abs.
Danilo Candido
¡El nº 6 de Gulf!
ResponderExcluirTodos son bellos.
Aquí los dos GT40 de mi colección:
1966:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/08/136-ford-gt40-mki.html
1969:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/01/064-ford-gt40-mki.html
Abrazos!
Como que ninguém percebeu que a comparação com o Matchbox não é válida? O modelo Matchbox não é o clássico Ford GT40 dos anos 60 como todos os outros, mas sim o Ford GT 2003 lançado como homenagem a ele.
ResponderExcluirTem razão Wilson,eu tenho o dourado com faixas pretas da Matchbox (tem retrovisor) e meu irmão tem um vermelho com faixas brancas modelo antigo da Hot Wheels(tem o número 22) !!
ExcluirAcredito que você tenha razão sim Wilson… A MBX até tem um Ford GT antigo. Acredito que o colecionador que fez as fotos não se deu conta disso, e eu também não! Obrigado pelo toque!
ExcluirEu que agradeço pelo seu maravilhoso trabalho Douglas! De qualquer forma não deixa se ser um comparativo muito interessante. Abraço
ExcluirE o pior de tudo é que eu não estou certo!!! hehehe
ResponderExcluirA Matchbox realmente tem os dois modelos e o que está no comparativo é o clássico sim:
Ford GT 2003:
http://s11.photobucket.com/user/jtl46/media/catalog/New%20Models/2005/MB671%20Ford%20GT/0120051to75.jpg.html
Ford GT40:
http://www.matchbox-dan.com/bob/bob08-12.html