domingo, 13 de junho de 2021

Matchbox Everett Marshall Charities

O Maurício Nunes nos conta hoje sobre carros bem raros da Matchbox de um evento beneficente que acontece todos os anos. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Everett Marshall III, um ex-bombeiro e ex-prefeito da cidade de Newfield no estado de New Jersey nos EUA, teve um terrível acidente quando um de seus caminhões tanques explodiu e o Sr. Marshall teve mais de 50% do seu corpo queimado além de outras sequelas sérias. Embora essa estória inicie triste, o Sr. Marshall resolveu usar sua paixão por golfe para criar um torneio beneficente para ajudar os queimados e desde o ano de 2006 ele criou o “The Everett Marshall III Charities Golf Tournament” que coleta fundos para hospitais de queimados e amputados. A fundação usa um logotipo com uma Fênix estilizada originalmente com a foto do fundador no meio, que como o pássaro mitológico, ressurgiu das cinzas. 


A Matchbox se juntou a Fundação Everett Marshall III e cria modelos exclusivos para esses eventos desde 2006, repinturas ou lançamentos. 


MB 229 – Mack Auxiliary Power Truck – modelo em escala 1:84 criado para a linha básica de 1991 e ativo até o ano de 2009. Seu lançamento foi na cor amarelo com o topo em branco com vidros vermelhos e rodas 8SP (8 spoke).


O MB 229 foi utilizado como modelo do torneio beneficente nos anos de 2006 e 2007. Essas duas primeiras aparições dos modelos Matchbox foram sem caixas expositoras.


Em 2006 o modelo do evento foi pintado de amarelo limão com o topo em branco e nas laterais em vermelho a pintura do evento. Para 2007 a cor escolhida foi o laranja com o topo branco e nas laterais em azul, amarelo e branco os dizeres do evento. Ambos os modelos com rodas 8SP. 


MB 698 - Fire Engine (2006) – modelo criado para a 1-75 de 2006 em escala de três polegadas e lançado na cor vermelha com a escada e interior em cinza e rodas Sawblade 7SP. 


O modelo do evento de caridade de 2008 em vermelho com interior e escada em branco e rodas 6SP Utility em prata. O modelo leva a Fênix símbolo da Fundação nas laterais e na caixa expositora. 


MB 771 - Ford E-350 Ambulance (2009) – modelo em escala de três polegadas criado para a 1-100 de 2009 na cor vermelha com decoração em preto e branco e rodas “Ringed Disk”.  


O modelo de 2009 do torneio de golfe beneficente foi claramente aproveitado do modelo lançado no mesmo ano. O que foi feito foi pintar o logotipo e dizeres do evento beneficente na ambulância e colocá-la na caixa expositora do evento. 


MB 780 - 1963 Cadillac Ambulance – modelo original criado por Ryu Asada na escala 1:81 para a 1-100 de 2009. No lançamento o ambulância Cadillac pintada na cor branca com decoração vermelha e rodas “Ringed Disk”. 


Para 2010 o modelo exclusivo do evento de caridade apareceu em vermelho cereja metálico com partes em branco e logotipo do evento na capota com rodas “Ringed Disk” prateadas na tradicional caixa expositora de plástico transparente com datas e logotipo do evento. 


MB 796 - Hazard Squad – modelo fantasia criado na escala de três polegadas por Ryu Asada para a 1-100 de 2010 em vermelho e branco, entretanto a real primeira aparição do modelo foi muito especial na cor verde limão metálico com branco e rodas “Ringed Disk prateadas em um modelo especial de apenas 49 modelos exclusivos distribuídos na “2010 MCCH Gathering” (Eighth Annual Matchbox Convention / Oitava Convenção Anual Matchbox). Modelo da exclusivíssima série “Matchbox 2010 Line Preview” com esse símbolo da série exclusiva pintado nas laterais e na cartela. 


O modelo de 2011 do torneio de golfe promocional foi em amarelo com branco, preto e cinza, com rodas “Ringed Disk” prateadas e caixa expositora exclusiva do evento. 


MB 843 - 1952 Seagrave Fire Truck – modelo em escala de três polegadas criado no ano de 2012 com a primeira aparição como um modelo promocional na Feira de Brinquedos de Leipzig em 2012. 


Modelo lançado em dourado com interior preto e com rodas “Ringed Disk” pretas com calota dourada e embalagem expositora plástica da Feira de Brinquedos de Leipzig de 2012 (2012 Leipzig Toy Fair).


O modelo de 2012 do torneio de golfe beneficente da Fundação Everett Marshall III apareceu em branco com detalhes em dourado, interior vermelho e rodas “Ringed Disk” douradas. O modelo na tradicional caixa plástica expositora do evento. 


MB 817 - Ford F-550 Super Duty – modelo em escala 1:66 criado para a 1-100 de 2011 e ativo até 2020. A primeira aparição do Ford F-550 na cor vermelha com cinza e rodas “Ringed Disk” douradas.


Em 2013 o modelo beneficente foi pintado de vermelho e cromado com faixa preta e logotipo do evento no capô e com rodas “Ringed Disk” prateadas dentro da caixa expositora do evento.


MB 906 - 1963 Mack B Fire Truck – modelo criado para a 1-120 de 2014 na escala de três polegadas e lançado na cor vermelha com interior vermelho e rodas “Ringed Disk” prateadas. 


O modelo na cor preta com detalhes em rosa e dourado e interior vermelho com rodas “Ringed Disk” pretas com calota em dourado compõem o modelo do ano de 2014 do Torneio de Golfe beneficente da Fundação Everett Marshall III. Modelo distribuído em caixa expositora transparente com logotipo e informações do evento pintados na lateral. 


MB 964 - 1975 Mack CF Pumper – modelo criado para a 1-120 de 2015 e ativo em linha até hoje. Embora o modelo tenha sido criado para linha básica de 2015 sua primeira aparição foi como modelo especial do jantar da 13th Annual Gathering MCCH em Albuquerque, Novo México EUA em 2015, na cor vermelha e preta em blister especial do evento anual. 


O bombeiro Mack CF 1975 do torneio de golfe beneficente em 2015 apareceu em duas cores: 


Dessa vez os modelos vieram em blisters com o logotipo do evento no centro e não mais nas caixas plásticas expositoras. Um modelo em rosa e o outro em verde metálico com detalhes em preto, branco e cinza e ambos com rodas “Ringed Disk” pretas com calotas prateadas.  


MB 1003 - Freightliner Business Class M2 106 – modelo em escala 1:64 criado para 1-125 de 2016. Os modelos desse carro de bombeiros foram lançados no torneio de golfe da Fundação Everett Marshall III em duas cores antes de aparecerem na linha básica do ano. 


Um modelo em rosa e outro em amarelo ouro com detalhes em prata e preto, principalmente e vidros azuis escuros com rodas “Ringed Disk” pretas com calotas prateadas. Os modelos do ano de 2016 voltaram a ser apresentados nas caixas expositoras de plástico com tampa transparente e dizeres e logotipo do torneio beneficente. 


MB 939 - International WorkStar BrushFire Truck – segunda versão do molde anterior de Dave Weise (MB 801) o MB 939 passou a ser um modelo todo de plástico e com a base em metal. Nesse relançamento do molde como MB 939 a primeira aparição foi na 1-120 de 2014 na cor amarela com decoração em preto e cinza, interior cromado e rodas 6SP Utility. 


Para o torneio de golfe beneficente do ano de 2017 foram preparadas duas versões do caminhão de bombeiro International WorkStar BrushFire. Uma em rosa metalizado com capota preta e outro em vermelho cereja metalizado também com a capota preta. Ambos os modelos com rodas 6SP Utility prateadas e distribuídos na tradicional caixa plástica expositora. 


MB 1086 - Scania P360 Fire Engine – modelo criado em 2018 e ativo até hoje. A primeira aparição do Scania P360 foi na 1-125 de 2018 na cor vermelha com cinza e detalhes em prata e amarelo com rodas “Ringed Disk” prateadas. Modelo em escala de três polegadas. 


Para os modelos beneficentes de 2018 as cores escolhidas foram vermelho e rosa. 


Modelos com a cor básica distinta e a mesma diagramação dos detalhes da pintura em prata e amarelo. Base em cinza e rodas “Ringed Disk” prateadas completam os modelos em caixa expositora de plástico transparente com base em preto. 


MB 1176 - International Terrastar Ambulance – modelo também conhecido como “International Terrastar Ambulance”. Lançado na linha básica de 2019 em vermelho como uma ambulância da cidade de El Segundo na Califórnia, pintada de vermelho com detalhes em branco e com vidros opacos pretos, sem interior e com rodas “Ringed Disk” prateadas.


Os modelos beneficentes de 2019 em vermelho metálico e em rosa com decoração em preto, sem interior com vidros opacos pretos e rodas “Ringed Disk” douradas.


Nos modelos de 2019 o logotipo do evento e os dizeres da caixa expositora transparente passaram para a parte superior da caixa. Na ambulância International Terrastar do evento de caridade o logotipo do evento aparece nas laterais e no topo como na caixa transparente.  


MB 1180 - Dodge Coronet Police – esse modelo de um carro de polícia de época apareceu pela primeira vez na 1-100 de 2019 na cor preta com portas brancas, frisos prateados e rodas “Ringed Disk” pretas com calotas prateadas e com interior em cinza. 


No ano de 2020, devido a pandemia o torneio de golfe beneficente foi cancelado, mas para continuar angariando fundos para as obras beneficentes a Fundação Everett Marshall III preparou duas cores do Dodge Coronet, só que como um carro de bombeiros e não mais de polícia como ele foi originalmente criado e dessa forma manteve o vínculo com seus doadores. 


Os modelos do evento de 2020 que não ocorreu são duas repinturas. Um deles em vermelho e o outro em rosa com interior cinza e rodas “Ringed Disk” pretas com calotas prateadas. A caixa manteve a diagramação de pintura do ano anterior com logotipo e dizeres no topo da caixa. 


Como o fundador do evento foi bombeiro e devido ao papel importante que os bombeiros tiveram em salvar a vida do fundador no acidente, a Fundação escolheu somente ter carros de bombeiros da Matchbox no evento beneficente. Esses modelos devem ser o sonho dos colecionadores de carros de bombeiros. Modelos bem-acabados, de um evento de caridade e com tiragem limitada.


Referências:

https://www.nj.com/gloucester-county/towns/2009/08/everett_marshall_charities_gol_1.html

https://matchboxforum.co.uk/everett-marshall-charities-golf-tournament

https://matchbox.fandom.com/wiki/Everett_Marshall_Charities

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/9/97/Mack_Auxiliary_Power_Truck_%281991%29.jpg/revision/latest?cb=20200203034003

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/4/4b/EverettMarshall1.jpg/revision/latest?cb=20190927045006

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/2/2d/SF0365-058_1.jpg/revision/latest?cb=20190927045232

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/31/MB-27_Fire_Truck.jpg/revision/latest?cb=20110120124434

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/9/94/SF0744-011_1.jpg/revision/latest?cb=20190927050040

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-ford-fire-truck-everett-1846745633

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/3d/0955-Ambulance.jpg/revision/latest?cb=20090824212043

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/ford-e-350-ambulance-801e9da2-3c0a-490f-abf6-d65ee532ef71

http://www.mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0805-002-a

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/1f/0956CadillacAmbulance.jpg/revision/latest?cb=20091027020615

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/78/SF0810-003_1.jpg/revision/latest?cb=20190927051638

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-ambulance-everett-marshall-1838873230

http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0822-001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/3f/SF0822-007_1.jpg/revision/latest?cb=20190927051932

https://matchboxforum.co.uk/everett-marshall-charities-golf-tournament

http://customcarupdate.blogspot.com/2016/05/the-new-fdny-hazard-squad-continues.html

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/b/bd/%C2%B4052-OVP-2012-Leipzig.jpg/revision/latest?cb=20190909212901

https://www.ebay.com/itm/Matchbox-German-Special-Seagrave-Fire-Engine-Leipzig-Toy-Show-2012-Crystal-Case-/382819222698

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/d/d6/944160_619185274766368_1738824903_n.jpg/revision/latest?cb=20190927055005

http://mb-db.co.uk/showmodel.php?num=843&let=c

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/9/94/FordF550SuperDutyred.jpg/revision/latest?cb=20111007171724

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/30/SF0842-008_1.jpg/revision/latest?cb=20190927053149

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/0/06/63_Mack_B_Fire_Truck_2014.jpg/revision/latest?cb=20140814055019

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/0/00/SF0901-006_1.jpg/revision/latest?cb=20190927053420

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/1963-mack-b-model-fire-truck

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/1975-mack-cf-pumper

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/7d/SF0933-003_1.jpg/revision/latest?cb=20190927053649

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/e/ed/SF0933-004_1.jpg/revision/latest?cb=20190927053856

http://3inchdiecastbliss.blogspot.com/2015/07/

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/78/SF0950-002_1.jpg/revision/latest?cb=20190927054220

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/5/5e/SF0950-003_1.jpg/revision/latest?cb=20190927054418

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-11th-annual-marshall-1901589000

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-11th-annual-marshall-1901315795

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/5/5f/MB-89_International_WorkStar_Brush.jpg/revision/latest?cb=20140910052514

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/2/28/Hklyukfyfykyu.jpg/revision/latest?cb=20191128003954

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/international-workstar-brush-truck

http://www.publicsafetydiecast.com/Matchbox_MB52-L_International_Workstar_Brush_Fire_Truck.htm

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/c/c1/Scania_P360_Fire_Engine_%282018_MB1086%29.jpg/revision/latest?cb=20181023014016

http://themadrasflyingclub.org/mainto/index.php?keyword=Matchbox-International-TerraStar-Ambulance-Everett-450580

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/9/9b/2019EMC.JPG/revision/latest?cb=20190927055752

http://www.firebirddevelopersday.com.br/Matchbox-International-TerraStar-Ambulance-Everett-203378/Toys-&-Games.shtm

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/e/ec/International_Terrastar_%282019_1-100_NEW%29.jpg/revision/latest?cb=20190107051352

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/c/cd/Regfreg.JPG/revision/latest?cb=20200724015036

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/e/ec/Thrttrshsrths.JPG/revision/latest?cb=20200724015058

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/74/Dodge_Coronet_Police_%282019_1-100%29.jpg/revision/latest?cb=20190507014640




Nenhum comentário:

Postar um comentário