domingo, 27 de outubro de 2019

Matchbox Matchcaps

O Maurício está de volta hoje com mais uma série da Matchbox, essa não muito conhecida pelos colecionadores. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma série bem pequena da “Matchbox USA”, com venda exclusiva pela finada “Toys ‘R Us” dos EUA lançada em 1995. Eram apenas 8 modelos, todos repinturas e os modelos eram cromados com uns grafismos coloridos.

A embalagem era um blister que vinha com 4 fichas cada com desenhos de modelos Matchbox.

A ideia era colecionar os 32 “Matchcaps”, as fichas com desenho de modelos, além dos modelos, claro. 

Chevrolet Corvette Grand Sport MB0200 – modelo lançado na 1-75 de 1990 na escala 1:58. O lançamento foi de um modelo azul metálico com faixa branca e número #15 de corrida.

Mazda RX-7 MB0251 – Esse Coupé da Mazda foi lançado na linha Matchbox em uma coleção vendida (não exclusiva) da loja “FAO Schwarz” chamada “Gold (Coin) Collection” na escala 1:58 no ano de 1987. O modelo de lançamento foi na cor azul e como todos os modelos dessa série, o modelo tinha pneus de borracha.

Lamborghini Diablo MB0232 - Esse modelo foi lançado na linha Matchbox em uma coleção vendida (não exclusiva) da loja “K.B. Toys” chamada “Gold (Coin) Collection” na escala 1:59 no ano de 1987. O modelo de lançamento foi na cor branca e como todos os modelos dessa série, o modelo tinha pneus de borracha.

Ferrari F 40 MB0207 - Esse modelo foi lançado na linha Matchbox em uma coleção vendida (não exclusiva) na rede de mercados “Fred Meyer / Kroger” chamada “Gold (Coin) Collection” na escala 1:59 no ano de 1987. O modelo de lançamento foi na cor vermelha e como todos os modelos dessa série, o modelo tinha pneus de borracha.

Corvette Stingray III MB0255 - Esse modelo foi lançado na linha Matchbox em uma coleção vendida (não exclusiva) na rede de mercados “Meijer” chamada “Gold (Coin) Collection” na escala 1:58 no ano de 1987. O modelo de lançamento foi na cor preta e como todos os modelos dessa série, o modelo tinha pneus de borracha.

Chevrolet Camaro Z-28 MB0254 - Esse modelo foi lançado na linha Matchbox em uma coleção vendida (não exclusiva) na rede de mercados “Meijer” chamada “Gold (Coin) Collection” na escala 1:63 no ano de 1987. O modelo de lançamento foi na cor vermelha com a capota preta e como todos os modelos dessa série, o modelo tinha pneus de borracha.

Porsche 959 MB0173 - modelo lançado na 1-75 de 1986 na escala 1:58. O lançamento foi na cor de um modelo cinza/prata, faixas laterais azul e vermelha e o nome “Porshe”.

Lamborghini Countach LP 500 S MB0154 - modelo lançado na 1-75 de 1985 na escala 1:56. O lançamento foi na cor de um modelo em vermelho.

Um ponto interessante dessa coleção é que os 32 “matchcaps” não são de modelos da coleção “matchcaps” são de outros modelos da “Matchbox”. 

Parece estranho e meio sem sentido uma série tão pequena, mas era normal a “Matchbox/Tyco” agir dessa forma com seus parceiros de atacado e fazer séries exclusivas para eles. Algumas vezes eram somente repinturas, outras vezes eram séries pequenas, sempre, mas um pouco mais elaboradas, com algo mais que despertasse interesse do comprador potencial, as crianças, nesse caso o apelo extra eram os “matchcaps”. Lembrando sempre que a “Tyco” era uma empresa de brinquedos que comprou a “Matchbox International”, vender brinquedos em geral era o negócio dela e não só vender miniaturas.

Como foi uma série restrita em vendedor e país os modelos não são tão fáceis de achar. Para os colecionadores de Corvettes, Ferraris, Lamborghinis, Porsches e outros, preparem suas carteiras e tenham paciência para tentar achar os modelos. 

Referências:
https://www.bamca.org/cgi-bin/matrix.cgi?page=matchcaps
https://www.bidorbuy.co.za/item/415244529/Matchbox_Matchcaps_Corvette_Stingray_III.html
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-01&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=MB200
http://www.shabbir.com/pictures/mbpictures/goldrx7fao.jpg
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-02&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=MB251
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/prem&pic=gc-diablo&ref=matrix.goldcoin&sec=&ran=&id=MB232
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-03&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=MB232
https://24carshop.com/product/great-matchbox-gold-collection-ferrari-f40-red-new-limited-edition-164-2017-2018/
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/prem&pic=gc-sr3&ref=matrix.goldcoin&sec=&ran=&id=MB255
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/prem&pic=gc-cz28&ref=matrix.goldcoin&sec=&ran=&id=MB254
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-06&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=mb254
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-07&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=MB173
https://www.bamca.org/cgi-bin/single.cgi?dir=pic/prod/series&pic=mc-08&ref=matrix.matchcaps&sec=&ran=&id=MB154


Nenhum comentário:

Postar um comentário