sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Se você compra miniaturas em outros países pela internet, leia isto


Nos últimos anos o hobby de colecionar miniaturas explodiu no Brasil, e com isso muita gente começou a procurar opções de compras em outros países, graças em parte ao T-Hunted que começou algumas parcerias com lojas nos EUA. E é gratificante saber que o movimento de brasileiros nessas lojas aumentou muito, mas infelizmente alguns problemas começaram a acontecer.

O principal problema é que uma das opções de envio pode criar atrasos e falta de informações para quem compra, e com isso trazer prejuízos para o vendedor. A opção First Class de envio, que é a mais barata, é também a mais demorada, e não tem a opção de rastreio com o nosso correio. Isso acaba gerando confusão, já que a encomenda pode demorar até 2 meses pra chegar, e o colecionador fica sem nenhuma informação. Alguns colecionadores chegaram até a abrir protestos no PayPal para ter seu dinheiro de volta, e com isso a reputação do lojista acabou sendo manchada… sem ele nem ter culpa com o atraso do nosso correio.

Com isso muitos vendedores do eBay começaram a se recusar a vender para o Brasil, prejudicando muita gente que tinha o hábito de comprar lá fora. Mas isso pode mudar, se soubermos enchergar que o problema geralmente está na lentidão dos serviços brasileiros.

Outra reclamação constante é sobre o preço do frete para o Brasil que é cobrado por esses lojistas. Esse custo reflete justamente essa insegurança dos vendedores em talvez perderem sua venda por reclamações no PayPal, ou até em extravio de encomendas pelo nosso correio. Temos que lembrar também que envios internacionais demandam mais tempo de preparo da embalagem e no envio do que encomendas locais. 

É bom ficar atento a estas informações, sobretudo nessa época do ano, em que muitos brasileiros estão comprando muito mais lá fora, atrapalhando mais ainda o andamento dos envios. Você pode tirar mais dúvidas através deste guia que escrevemos no ano passado, e se tiver mais algumas dicas, escreva aqui embaixo!

21 comentários:

  1. Infelizmente o problema da reclamação da demora na entrega não é só com compras lá fora, aqui dentro é do mesmo jeito, as pessoas esquecem que o serviço de envio utilizado é dos Correios, uma estatal do governo utilizada como cabide de emprego o que acaba por prejudicar as entregas, acredito que se tivéssemos outra opção de empresa para entregar as encomendas haveria muito menos reclamação, pois as lojas internacionais principalmente fazem um ótimo trabalho e são ágeis no envio. É bom que se diga que a impaciência de alguns compradores acabam prejudicando ainda mais essa opção que temos de conseguir a maioria das miniaturas que não encontramos no Brasil, digo sempre que se tem pressa contrate o serviço de SEDEX ou equivalente no exterior sem reclamar dos valores que são caros por conta mais uma vez... das taxas e problemas de infraestrutura do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. douglas oque aconteceu com os lotes finais da nostalgia e boulevard???
    Não acho em lugar nenhum!!!
    Nem na semaan, na coleciona, nao tem...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chegaram, e eu duvido que cheguem... Quem sabe apareçam perdidos por aí no começo do ano.

      Excluir
  3. Por favor, não vamos confundir as coisas...
    Quem tiver pressa, que use o equivalente do SEDEX, ou use o serviço da FEDEX (e reze pra receber se morar numa localidade longínqua).
    Nossos Correios não são um exemplo de eficiência e sofrem com a ingerência exagerada da política partidária, mas as encomendas sempre chegam e convenhamos que há coisas muito piores pra se consertar neste país.

    O que deve ser dito também é que as lojas americanas nos tratam com desdém, sequer respondendo e-mails muitas vezes... um tratamento similar ao que a Mattel nos dá, não é mesmo?
    Então, o que esperavam?

    ResponderExcluir
  4. O problema nem sempre são os correios, infelizmente a maioria das vezes está nos apressados tanto em compras fora quanto internas, vendo produtos de artesanato e de vez em quando tenho problemas com compradores que compram hoje e querem receber amanhã, mas não querem nem em sonho pagar por um SEDEX.

    ResponderExcluir
  5. tem q ser muito trouxa pra n notar isso

    brasileiro ja ta virando cancer até no ebay,vê se pode

    ResponderExcluir
  6. Olha para quem tem boa reputação mesmo que o vendedor não especifique que manda para o Brasil, basta usar a opção de perguntas e até mesmo pedir para que o vendedor cheque sua qualificação... Na maioria dos casos eu conssegui comprar tudo o que queria, justamente por ter boa reputação.... Agora como a galera bem disse e ter paciência e não pisar na bola pois o sistema de qualificação do eBay é muito mais eficiente que do ml... já tive de esperar 75 dias por uma encomenda... Nunca perdi nada...

    ResponderExcluir
  7. Outro detalhe e que o problema não é só dos correios e sim da receita. Quando rolou a greve no meio do ano eu comprei uma mini bem na época da "operação padrão" via first class demorou só uma semana para chegar até assustei só que foi justo na semana que tava passando tudo batido... O maior problema está é lá...

    ResponderExcluir
  8. Comigo, infelizmente, uma caixinha first class de um dos patrocinadores do t-hunted acabou não chegando nunca (compra feita em 04/09)... Até escrevi para o site (onde foram bem atenciosos) sugerindo a opção de ter uma entrega, meio que mais cara, mas com rastreio.

    ResponderExcluir
  9. Isso vem acontecendo há tempos.
    A alta divulgação por meio de blogs e sites tem gerado um efeito que a maioria das pessoas não consideravam : São aqueles colecionadores "apressadinhos" que acham que comprar lá fora é igual a comprar aqui dentro. Aqueles que não tem preparo psicologico para comprar lá fora. São ansiosos e não conseguem esperar.
    Devido a isso, abrem inumeras reclamações no PayPal e isso gera medo nos vendedores que passam a restringir vendas para Brasil.
    Eu tenho feedback 1023 no Ebay. Já levei uns 5 canos, muito pouco na minha opinião.
    O grande problema, em 99% dos casos, não é nos Correios, não é no USPS, não é no vendedor. É na Receita Federal. Aquela cambada de ineficientes seguram todas as encomendas. A ansia governamental por impostos é a principal culpada.
    Outro fato ruim, é que 99% dos que abrem reclamações e recebem a indenização, o produto acaba chegando após ficar um tempaço parado na Receita Federal e estes mesmos não comunicam o vendedor e não devolvem o dinheiro.
    Estes, deveriam repensar comprar no Ebay. Não estão preparados para isso.

    ResponderExcluir
  10. no começo desse ano havia comprado meu primeiro 1:18 da minichamps na Milezone, depois de quase 3 meses sem a encomenda chegaar, fui verificar no site se haviam mesmo enviado, devido a um erro deles estava com um status de Pré-order, reclamei e eles devolveram o dinheiro, 2 semanas depois a encomenda chegou e devolvi novamente o valor estornado. o legal é ver quando conto essa história quase sempre sou interrompido com a pergunta "vc não devolveu o dinheiro não neh?", com isso não fica dificil entender o porque da recusa em vender para o Brasil...

    ResponderExcluir
  11. Evitem comprar neste período de pré-festas natalinas, há uma sobrecarga nos correios, e isso gera atrasos.

    E quem compra pela internet, deveria ter uma dose extra de paciência, ja tive recusas de venda por estar no Brasil por conta de outros compradores que negativaram os vendedores por conta de atrasos na entrega.

    ResponderExcluir
  12. Independentemente de qualquer coisa, sempre recomendem aos seus fornecedores que NUNCA, mas NUNCA MESMO enviem pela DHL. Quem já recebeu via DHL sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  13. Vejam só! 70 dólares para 200 minis dá quase R$ 1,00 de acréscimo por mini.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. AMIGOS!  Eu tenho uma imensa vontade de comprar lá fora, já tive a inciativa de pedir algumas dicas ao Douglas e obtive resposta rápida. Trata-se de muitos detalhes, não falo inglês, sou obrigado a usar o Google tradutor e fica muito difícil de entender e ter certeza de muitas coisas. Ficam muitas dúvidas e não consigo a uma boa conclusão... Abri uma conta no PayPal na marra e fiquei com dificuldades de usar na prática. Percebo fragmentos de verdades em tudo que se falou acima. Leio todos comentários e reportagens que encontro e sinto que estão sempre incompletos de conteúdos didáticos práticos que permitam o ingresso dos novos neste mercado. Paralelamente, reflito e entendo que seriamos novos concorrentes no mercado externo, novos concorrentes internos ou mais independentes. De certa forma, esta falta de crédito dos novos compradores pelo exterior é uma grande vantagem e o grande filão para os que já conquistaram esta credibilidade por seus conhecimentos, habilidades e dedicação..."NA VERDADE ACABA VIRANDO UMA GRANDE FALACIA". Existe interesse de mudança realmente? Uma sugestão aos experientes amigos exportadores é que montem um COMPLETO GUIA DE COMPRAS DE MINIATURAS E COLECIONÁVEIS com tutoriais, digas e sugestões de mercados E ETC...Expliquem nos detalhes (caminho das pedras) como se faz no PAYPAL, EBAY, PRAZOS, SITEMAS DE REMESSAS,RECEITA FEDERAL, TARIFAÇÃO, MELHORES VENDEDORES, SISTEMÁTICAS A SEREM SEGUIDAS E ETC. Encontro diversas boas dicas isoladas na INTERNET sobre estes temas e quando tento compilá-las para montar um GUIA PESSOAL percebo que são conflitantes ou não não apresentam uma mesma sequência lógica de fatos. Talvez muita cautela da minha parte..Tenho certeza que a grande maioria aprendeu “no tapa”...É uma avaliação individual, estou persisitindo e em algum tempo poderei ter algum resultado inicial. FAÇAM ISTO:  CONPILEM TUDO QUE APRENDERAM EM UM GUIA (BOOK) E COLOQUEM NO MERCADO, NOS BLOGS COM O T-HUNTED, ML E OUTROS. Esta é uma sugestão para os experientes amigos que realmente desejam que a imagem do comprador do Brasil no exterior seja melhor. (senti um tom de vergonha brazuca nos comentários)..Caso contrário aproveitem a credibilidade conquistada no silêncio, no oportunismo dos fatos, sejam felizes e ganhem dinheiro em cima dos outros braziquinhas. BOAS FESTAS PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de deixar a minha contribuição usando um pouco da minha experiencia para aqueles que desejam comprar no exterior.
    EVITEM COMPRAR NOS MESES DE JULHO, AGOSTO E SETEMBRO. O Motivo é simples. No mês de SETEMBRO é o mês de dissídio tanto dos CORREIOS como da RECEITA FEDERAL, logo a probabilidade de você não receber , triplica em função das greves dessas duas categorias. Era isso.

    ResponderExcluir
  17. eu to em um caso assim, ja teve mini que derou 8 meses pra chegar ,teve duas que deve ter ficado com algum colecionador da recita federal.e tem dos pacotes que comprei esse ano em agosto,dai como o amigo mundo matchbox disse a greve o dissidio, agora nao tenho muita esperança de receber.mas os pontos positivos e o preço com todos que comprei somando tudo em escala 1/43 e 1/64 minha coleçao eu paguei ateh agoraa no total 50% a mesmo que aqui. a chegar a pagar em uma mini do cristian fittpaldi da nascar que aqui e 120 reais 6 reais no ebay. bom sao mais de dois anos ja comprando no ebay e recomendo a todos tem muita coisa viavel la. o mais importante e cuidar nao comprar nas datas onde o volume de compra sao maiores. espero ter ajudado em algo, desculpa os erros de portugues abraços a todos.

    ResponderExcluir
  18. Perfeito Douglas..assim o pessoal que compra da gente que costuma trazer de fora sabe o que passamos nas mãos dos gringos, correios e receita federal...isso tudo reflete no custo da mini...o q ajuda a tornar mais cara invariavelmente devido a tanta coisa que vai encarecendo mais e mais..abraços

    ResponderExcluir
  19. Antes EU fosse taxado. Eu perdi mais da METADE de todos os M2 Machines que comprei no ebay. Tenho certeza de que há alguém que já sabe que coleciono, e sabe que as encomendas são "não rastreáveis", passando a mão na minha coleção. ESTOU MAIS QUE INDIGNADO. ESTOU ESTUDANDO PRA ENTRAR NA PF, E QUANDO O FIZER, VOU DESCOBRIR E FAZER O MELIANTE PAGAR... MUITO CARO!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia:
    Uma boa solução para compras no ebay será tentar vendedores instalados em Portugal. Para além da partilha da lingua há também toda a facilidade existente entre os dois países. Estou lá registdo como "firenzangola", sempre vendi para o Brasil e nunca tive qualquer problema.
    Tenho também feito diversas trocas, sempre referênciadas como "oferta" o que ultrapassa as taxas aduaneiras.
    Até sempre,
    J.Vaz

    ResponderExcluir