Coleciona

Destaques:

domingo, 17 de abril de 2016

Já ouviu falar das miniaturas portuguesas da Novacar?

Nesta semana começamos uma nova série de reportagens escritas pelo colecionador Mauricio Nunes, que além de ter uma coleção fantástica, tem um grande conhecimento da história do nosso hobby, e você vai ler por aqui informações que não são encontradas em nenhum livro ou site na internet. Hoje por exemplo temos uma matéria muito interessante de um fabricante que pouca gente ouviu falar!

A história da NOVACAR, a fábrica portuguesa que produzia miniaturas de 3 polegadas, está ligada a história da Majorette a partir de 1989 quando a Minia Porto – Jogos e Brinquedos Ltda em Paredes, a 36km da cidade do Porto foi adquirida pela fabricante francesa criada em 1961 por Emile Véron, por acaso ou não, um membro da mesma família que criou a NOREV (Véron ao contrário). Estranhamente, quase nenhum dos modelos NOVACAR trazem descrição do local de fabricação e nenhuma indicação, além do nome do fabricante NOVACAR e o número dentro da série de produção, sempre um número iniciando em 100.

Ferrari Testarossa e Nissan Terrano:

A série 100 da NOVACAR foi composta de apenas 21 modelos:
• 101 – Ferrari 348 (GTB)
• 102 – Nissan 300 ZX
• 103 – Chevrolet Corvette (’83)
• 104 – Ferrari Testarossa
• 105 – Mercedes 500 SL (Cabrio)
• 106 – Peugeot 605
• 107 – Nissan Terrano
• 108 – Kenworth (T600)
• 109 – (Chevrolet) Impala Police
• 110 – Renault Espace
• 110/10 – (Renault) Espace Ambulance
• 111 – Sport Proto (Porsche 962 Group C Racer)
• 112 – F1 Noire (Brabham F1)
• 112/10 – F1 Jaune (Brabham F1)
• 113 – Combi VW Caravelle
• 114 – Ford Escort GT (Mk IV)
• 115 – Not assigned
• 116 – Pick Up Chevrolet
• 117 – Honda NSX
• 118 – Não definido

Em 1995 3 novos modelos foram adicionados a lista:

• 119 – Jeep
• 120 – Ferrari F40
• 121 – Van

A Novacar foi definida como uma produtora de miniaturas de baixo custo e tinham sua base em zamac e as carrocerias em plástico poliestireno de alto impacto injetado. A maioria dos moldes seguia os moldes Majorette de zamac. 

Renault Espace 1996 – Majorette (azul) em zamac e NOVACAR (amarelo) em plástico injetado:

No catálogo de miniaturas Majorette de 1996 foi a última vez que os modelos apareceram como Novacar. Nesse mesmo ano a Majorette redefiniu sua política de vendas e “marketing” e suprimiu o nome Novacar e os modelos passaram a serem vendidos exclusivamente com o nome Majorette.  Com as máquinas em Paredes ainda capazes de produzir miniaturas com o corpo em plástico, a Majorette lançou uma linha exclusiva em plástico colorido transparente, injetados em Portugal mas sob o nome Majorette, a série 280 denominada: SUPER CRYSTAL. Na embalagem vinha escrito “made in Portugal”.

Serie 280 “Super Crystal”:
• 102 – Nissan 300 ZX
• 103 – Chevrolet Corvette (’83)
• 104 – Ferrari Testarossa
• 105 – Mercedes 500 SL (Cabrio)
• 107 – Nissan Terrano
• 108 – Kenworth (T600)
• 109 – (Chevrolet) Impala Police
• 110 – Renault Espace
• 111 – Sport Proto (Porsche 962 Group C Racer)
• 113 – Combi VW Caravelle
• 116 – Pick Up Chevrolet
• 117 – Honda NSX

A década de 90 foi ruim para a matriz da Novacar e entre 1999 e 2000 toda a produção da matriz e subsidiárias foram mudadas para a Tailândia. Com isso a Minia Porto – Jogos e Brinquedos Ltda fechou suas portas definitivamente encerrando uma das poucas fábricas de miniaturas Portuguesa.

15 comentários:

  1. Fantástico essa matéria, muito bom o conteúdo parabéns T Hunted mais uma vez se superand.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Minis que só vemos em expositores de poucos colecionadores.
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a Ferrari Testarossa!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tive três novacar, um deles era uma D20 cabine dupla, mas por burrice resolvi customizar e acabei estragando as 3! Uma pena, pois são fantásticas e o fato de serem de plástico não incomoda em nada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito bom!! lembrei demais de minha infância, eu então com 4 anos em 93 ganhei uma caixa de 10 pieces rs, meu predileto era o Impala do Sherife rsrs, bons tempos!! Hoje ainda tem uma Ferrari, um Impala e até pouco tempo ainda tinha a pick-up da Chevrolet, muito saudosismo

    ResponderExcluir
  7. A seguir à novacar apareceu a Poliguri que era a mesma coisa que a Siku...

    ResponderExcluir
  8. possuo cerca de 10 miniaturas da Novacar em minha coleção adquiridas na década de 90 que podem serem vistas no link abaixo.

    http://ab-diecast-garage.blogspot.com/2012/05/novacar.html

    ResponderExcluir
  9. Hoje são hiper raridades!!! Eu por sorte comprei vários modelos numa feira de antiguidades a 2 reais cada.. como teva barato comprei um monte quase liquidei o estoque do cara.... eu tenho em blister fechado!!!!

    Parabéns pela reportagem!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho, ou pelo menos, tinha, o Corvette e a Testarossa, pois não estão entre os que eu já tinha nos registros fotográficos desde que comecei a colecionar a alguns anos. Como joguei alguns Xing-Ling fora, temo que foram junto.

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois modelos deles que comprei no Carrefour nos anos 90, o 300ZX e uma viatura, possivelmente o Impala Police

    caraca tinha Escort =/

    ResponderExcluir
  12. Então essa pick-up Chevrolet é a famosa D-20 cabine dupla?

    ResponderExcluir