domingo, 9 de maio de 2021

Hot Wheels San Diego Comic Con Exclusives (parte 1)

O Maurício Nunes preparou uma excelente matéria dividida em duas partes com todos os modelos exclusivos da Hot Wheels nos eventos da Comic Con! Está sensacional, como sempre! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A “San Diego Comic-Con International” é uma convenção de entretenimento realizada anualmente em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Ela iniciou em 1970 como uma convenção local do “Golden State Comic Book Convention”. O nome oficial do evento é Comic-Con International: San Diego; mas a convenção é mais conhecida como “Comic-Con” ou “San Diego Comic-Con (SDCC)”. É um evento de quatro dias (quinta-feira a domingo) realizado durante o verão nos EUA no “San Diego Convention Center” e inclui praticamente todos os gêneros, como horror, animação, anime, mangá, brinquedos, jogos de cartas, colecionáveis, jogos de vídeo, webcomics e romances de fantasia e tem o seu próprio logotipo desde o seu lançamento.



Por muitos anos a Hot Wheels ignorou o evento, mas no ano de 2005 ela iniciou uma participação pequena, com modelos de linha ligeiramente modificados para o evento. Em 15 anos de participação é interessante ver a participação marginal da Hot Wheels se tornar uma participação maciça com vários modelos exclusivos e embalagens exclusivas.


2005 – a primeira participação oficial da Hot Wheels na SDCC com dois modelos de linha com pintura e rodas próprias e um adesivo colado a uma cartela normal para venda de seus modelos.

 

Purple Passion – modelo criado para a linha básica de 1990 por Larry Wood e ativo até os dias de hoje. A primeira aparição em violeta metálico com decoração em verde e azul, interior vermelho e rodas WWBW. O Purple Passion é um Mercury 49 customizado.


O modelo escolhido para essa participação inicial na SDCC foi o Purple Passion da série “Hot Wheels Classics #1” de 2005. Para essa primeira participação a Hot Wheels preparou 3000 repinturas exclusivas desse modelo e colou um adesivo na embalagem informando a tiragem. O modelo foi pintado de laranja com chamas amarelas e rodas RLRR. No ano de 2005 a série Hot Wheels Classics #1 teve sete outras variações do Purple Passion, mas a única nessa cor e com rodas RR foi a variação da SDCC. 


The Dark Knight Batmobile (Tumbler) – modelo criado por Phil Riehlman para a série “Batman Begins” no ano de 2005 e sua estreia foi em uma embalagem com um boneco do Batman e na estreia foram preparadas duas versões do Batmóvel, como no filme, uma preta e outra camuflada ambas com rodas 5SP.


Para a SDCC a Hot Wheels pegou o mesmo modelo do lançamento e o fez cromado. Batmóvel e Batman cromados em uma embalagem igual à do lançamento com um adesivo indicando a tiragem de 3000 modelos exclusivos para a SDCC e rodas 5SP de plástico. 


2006 – a segunda participação oficial da Hot Wheels na SDCC ainda com dois modelos de linha, mas com pintura e rodas próprias e um adesivo específico da SDCC colado nas cartelas. Em 2006 a Hot Wheels trouxe um modelo da sua série Hot Wheels Classics #2 e outro da sua série Ultra Hots. 


'50s Chevy Truck – modelo criado por Larry Wood para a série Ultra Hots do ano de 2006 e ativo até o ano de 2011. No lançamento o modelo foi pintado de vermelho escuro com rodas RR5SP. O modelo tem uma parte móvel onde se pode ver o motor ao se levantar a caçamba. 


No modelo da SDCC a embalagem Ultra Hots foi mantida e colocado o adesivo indicando ser o modelo 1 de 3000 exclusivos da exposição. A cor do modelo é vermelha com detalhes em preto e chamas prateadas nas laterais com rodas DDRR. 


'70 Chevelle Convertible – mais um modelo criado para “Hot Wheels Classics #2” de 2006, mas dessa vez criado por Phil Riehlman. Molde ativo até os dias de hoje e no lançamento as cores escolhidas foram seis diferentes, todos com rodas RL5SP.


Ainda um sétimo modelo foi feito em 2006, dessa vez na cor laranja spectraflame e com rodas DDRR para a SDCC. O modelo manteve a embalagem da série original e contou também com o adesivo para o diferenciar dos modelos normais da série. A tiragem desse modelo exclusivo foi de 3000 unidades.


2007 – nesse ano a Hot Wheels mudou um pouco sua forma de participar na Comic-Con e partiu para a apresentação de um só modelo, mas um modelo, que embora não tenha sido lançamento na própria SDCC, foi lançado no mesmo ano e a Hot Wheels escolheu uma embalagem distinta para o modelo da SDCC mais ao tipo de modelos de suas convenções.


1966 TV Series Batmobile – modelo criado por Phil Riehlman para a New Models de 2007 e pintado de preto com frisos vermelhos nas laterais, como o modelo da icônica série de TV de 1966 e vidros azulados com rodas 5SP. Esse molde permanece em linha até os dias de hoje. 


O modelo da Comic-Con veio em preto com frisos em vermelho também, mas todos os frisos como o modelo real em vermelho não só os laterais como no lançamento. Vidros transparentes, rodas RR5SP com eixos vermelhos o que dá ideia da roda do modelo real com o morcego vermelho no meio da roda. Modelo em caixa expositora transparente com seu nome e logotipos Hot Wheels e do Batman. Esse modelo da SDCC teve uma tiragem de 8000 modelos. 


2008 – ainda procurando a melhor forma de participação a Hot Wheels veio para a convenção em 2008 com uma caixa com três modelos da série de TV do Batman de 1966, só que escolheu modelos na escala 1:50 para esse ano da convenção. 


Batgirl Cycle, Batmobile & Batcycle (with side-car) – lançamento desses três modelos na SDCC de 2008. A caixa com os três modelos leva o símbolo da SDCC na parte superior canto direito (vide seta). Essa caixa foi vendida no Brasil após o término da SDCC. 


Batgirl Cycle em violeta claro com decoração em dourado, Batmóvel de 1966 no preto e vermelho tradicional e o Batcycle em preto branco e vermelho. 


2009 - mais um ano de indefinição sobre que caminho tomar levou a Hot Wheels a permanecer no assunto Batman e na escala 1:50 com um dos modelos. O segundo modelo do ano foi da franquia “Star Trek” com uma nave em um hangar. Um modelo bem elaborado e único.


The Dark Knight Bat-Pod & Batmobile – lançados na SDCC de 2009 esses modelos em escala 1:50 vinham em uma caixa elaborada, como um diorama com os modelos em preto, cromo e ouro. 


USS Enterprise NCC-1701 – essa nave é a original usada no primeiro filme de cinema da franquia. Esse modelo especial de uma Enterprise veio em uma caixa transparente imitando uma doca espacial. Essa peça foi vendida na Comic-Con e depois pelo site do “Hot Wheels Collector’s Club”.


2010 – depois de cinco anos tentando e testando o terreno, parece que a Hot Wheels achou o caminho e partiu para a SDCC de 2010 com dois modelos de três polegadas. Na verdade, com um modelo, como veremos adiante. 


Ghostbusters Ecto-1 – modelo criado por Manson Cheung para a “New Models” de 2010 mantem o seu molde ativo até os dias de hoje. O lançamento foi na cor branca, tradicional do modelo do filme com vidros azulados e detalhes na capota todos em preto com rodas 5SP. 


Para a SDCC o modelo foi mais caprichado na pintura e na embalagem. O modelo veio com uma caixa de papelão externa decorada e uma outra caixa expositora transparente dento com nome e logotipo da marca. O modelo manteve o branco e os adesivos próprios do modelo do cinema, vidros transparentes e as rodas usadas foram as WWDDRR. Os equipamentos da capota em cinza original, mas com vários deles pintados.  


Invisible Jet – o que começou como uma brincadeira da Mattel para o dia 1º de abril, a pedido dos fãs acabou se realizando na SDCC de 2010. Na verdade, o jato invisível da Mulher Maravilha se trata de uma embalagem vazia, vendida por 5 dólares americanos na San Diego Comic-Com de 2010. O “lançamento” do modelo, por assim dizer, foi na SDCC.


2011 – nesse ano da SDCC a Hot Wheels resolveu investir mais em suas miniaturas de três polegadas e preparou três repinturas exclusivas em embalagens super especiais. 


Back to the Future Time Machine – projetado por Manson Cheung para a “New Models” de 2011 e ativa até os dias de hoje o DeLorean modificado como Máquina do Tempo pintado de prata com rodas 10SP.


Para a Comic-Com a Hot Wheels preparou uma caixa especial de papelão imitando a caixa de plutônio que Doc Brown roubou dos líbios no primeiro filme da franquia. 


Dentro da embalagem de papelão uma caixa transparente com uma foto da praça da cidade com o relógio e a “Máquina do Tempo” vem com o contato usado para captar o raio que caiu no relógio da cidade, para conseguir energia para voltar para o futuro.     


Dairy Delivery – criada por Phil Riehlman para a “First Editions” de 1998 na cor branca com decoração em verde água, rosa e azul escuro com rodas 5SP. 


O modelo da SDCC foi bem elaborado na embalagem. No ano de 2011 na série “Hot Wheels Premium Nostalgic Brands”, subsérie “General Mills” a Hot Wheels já tinha lançado um modelo da Custom ’77 Dodge Van com pintura do cereal Franken Berry da General Mills (cereal matinal com sabor de morango). O modelo da Comic-Com foi pintado de branco e rosa com o boneco símbolo e o nome do cereal nas laterais. Modelo com rodas RR10SP e dentro da caixa vinham 10 rodas de plástico cor de rosa para quando a caixa fosse chacoalhada tivesse o barulho de uma caixa de cereais aos ser sacudida.     


Super Van – relançada no ano de 2003 pelo “HWC.com 2 Flying Customs” (Clube Hot Wheels de Colecionadores / HWC – Hot Wheels Collector’s Club) com o nome de 70’s Van, esse é um relançamento do antigo modelo Super Van de 1975. No relançamento o modelo foi pintado de azul escuro com chamas amarelas e laranja e rodas RL. 


Para o modelo da SDCC foi usada uma caixa expositora transparente e o modelo foi pintado de preto com decoração em dourado e rodas OH5 douradas. Modelo homenageando a “Legendary Pictures”. 


2012 – foram preparados três modelos: dois lançamentos de 2012 reaproveitados na Comic-Con e um modelo que saiu para venda ao público em geral somente em 2013, portanto apareceu pela primeira vez na SDCC. 


K.A.R.R. Knight Automated Roving Robot – modelo lançado em 2012 na SDCC e depois apareceu em 2013 para venda geral na série “Retro Entertainment”. Modelo criado por Brendon Vetuskey e presente na linha até hoje.


O modelo da SDCC todo em preto com rodas BSDISH (Black & Silver DISH). Dentro de uma caixa expositora de acrílico transparente com um pedestal transparente para colocar o carro no ar. A caixa expositora coberta por uma caixa de papelão cinza. Poucos modelos desse foram distribuídos na Feira. A caixa tem um sistema a bateria que faz o barulho do carro ao se pressionar um botão.


K.I.T.T. Knight Industries Two Thousand – modelo criado por Brendon Vetuskey para a “New Models” de 2012 na cor preta com interior caramelo e rodas PR5 pretas com aro prateado.

O modelo da SDCC também em preto com rodas BSDISH e mesmas caixas e sistema de som do K.A.R.R, só que escrito K.I.T.T na tampa transparente da caixa.  


The Mystery Machine – modelo criado por Manson Cheung para a “New Models” de 2012 em dois tons de verde com decoração e nome em vermelho e rodas J5 laranja. Modelo ainda ativo até hoje.


O modelo da SDCC em uma caixa elaborada, mas com a mesma pintura do modelo de lançamento, mas por todo o modelo e não só nas laterais como o lançamento. Rodas RRLW5 nas cores amarelo limão e laranja. 


2013 – um ano pródigo em modelos Hot Wheels para a Comic-Con de San Diego. Ao total foram cinco modelos, sendo dois modelos comemorativos de 35 anos de lançamento da série “Galactica” (original) e mais três modelos de carros. 


Battlestar Galactica Colonial Viper – modelo criado por Kevin Cao para a série Retro Entertainment (Mix #5) de 2013 e modelo ativo até os dias de hoje. No lançamento o modelo foi pintado de branco com faixas vermelhas como o modelo original da série de TV.


Para o modelo da Comic-Con foi escolhido a cromagem da peça com faixas vermelhas decorativas como o modelo original.  


Battlestar Galactica Cylon Raider - modelo criado por Kevin Cao para a série “Retro Entertainment” (Mix #7) de 2013 e modelo ativo até os dias de hoje. No lançamento o modelo foi pintado de cinza com detalhes em preto. O modelo vem com um pedestal para ficar “voando”


Para o modelo da Comic-Con foi mantido o padrão do Viper Colonial e foi feita uma cromagem da peça com detalhes em preto. O modelo manteve o pedestal preto para posição de voo.


A-Team Van – modelo criado por Manson Cheung para a “New Models” de 2011 na cor preta com decoração em vermelho, vidros azulados e rodas 5SP em cromo vermelho. 


O modelo de Comic-Con mantém pintura oficial da van do Esquadrão Classe-A  em preto com vermelho, vidros escuros e rodas TRR vermelhas com pneus de borracha B.F. Goodrich. O modelo vem com uma pintura imitando sujeira de barro na parte mais baixa em um estojo expositor plástico dentro de uma caixa de papelão. 


Custom '71 El Camino – modelo projetado por Alton Takeyasu para a “New Models” de 2012 na cor preta com rodas MC5 pretas com aro vermelho. Molde ativo até os dias de hoje. 


O modelo especial da SDCC com pintura em preto spectraflame, rodas OH5SP em uma caixa expositora comemorativa da Legendary Pictures. 


Volkswagen Beach Bomb Pickup – modelo criado por Phil Riehlman para a série “HWC.com 5: Neo-Classics” de 2006 e ficou em linha só em 2006 e depois foi substituído por uma variante do molde. A primeira aparição em dois tons de rosa spectraflame com chamas, vidro transparente, pranchas amarela e laranja e rodas RL.


Para a Comic-Con de San Diego em 2013 a picape VW pintada de azul escuro spectraflame com pintura do vídeo jogo “Asteroids” da Atari, pranchas laranjas e rodas RLTRR. A caixa do modelo imita uma antiga máquina de pinball do jogo “Asteroids”. Essa foi a segunda e última aparição desse molde original até o momento.


Aqui termina a primeira parte desse artigo. Todas as referências das duas partes do arquivo estarão na parte 2 do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário